Fonte: Motociclismo Online
Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Renato Duraes
A Kawasaki coloca a nova Versys 1000 na vanguarda tecnológica e ela chega com tudo para incomodar a concorrência.
Elas são altas, têm bom curso de suspensões, rodas de aro 17” (em muitos modelos), boa proteção aerodinâmica e, em geral, são muito confortáveis. As motocicletas do estilo crossover são excelente opção para quem gosta de passar muito tempo na estrada, mas com pouca aventura sobre terra, afinal seu tipo de configuração mais asfáltico, principalmente de rodas e pneus, limita esse tipo de utilização. Limitações à parte, ainda assim elas são muito agradáveis para rodar milhares de quilômetros sem esforço e também muito divertidas, motivo pelo qual cativam tantos motociclistas ao redor do mundo.
A Kawasaki Versys 1000 foi lançada em 2010 na Europa (em 2012 aqui no Brasil) para atender os fãs da marca que não encontravam em seu lineup uma opção com as características crossover. Para isso, a fábrica de Akashi aproveitou o motor de quatro cilindros em linha da Z 1000, amansou-o (de 150 cv para 120 cv) e, utilizando um chassi de dupla trave de alumínio, montou uma moto confortável e equilibrada, mas até então com poucos recursos eletrônicos. Nas duas únicas atualizações em 2012 (foi a versão que veio para cá) e 2015, as mudanças mecânicas não foram muito significativas e foi o design da Versys o que mais mudou. Agora a Kawasaki coloca à disposição dos viciados em moto e estrada, duas versões da Versys 1000, uma mais simples e barata e a outra, topo de linha, repleta de tecnologia e, lógico, mais cara. Foi com esta última que passei alguns dias rodando pela cidade e pelas estradas para fazer o teste desta edição e foi uma boa surpresa.
Falsa impressão
Olhando a Versys de fora, a impressão que se tem é de que ela é grandalhona e alta, mas basta subir nela para rever os preconceitos e confirmar que não é nem uma nem outra coisa. O banco está a apenas 820 mm do chão, e apoiar os pés não é tarefa para grandalhões, nem fator de estresse. O que pode atrapalhar na subida (até você se acostumar) são as malas laterais e o topcase, mas há espaço de sobra para a manobra. Ao rodar na cidade tirei as malas para evitar esbarrões.
O banco é macio e muito confortável, tanto para o piloto como para o garupa. A ergonomia condiz com a proposta de rodar muitos quilômetros por dia e as pedaleiras pouco recuadas e o guidão em ótima posição tanto na altura como na distância até o piloto oferecem conforto. A parte dianteira do banco (e a de trás do tanque) ficaram mais estreitas, proporcionando bom encaixe das pernas. O conjunto ficou mais esguio e a pilotagem foi facilitada.
Design arrojado
No design, a nova Versys 1000 também está muito mais atraente e, segundo a fábrica, mais eficiente aerodinamicamente graças às linhas mais afiladas, defletores na carenagem e ao maior para-brisa (ajustável manualmente). Se comparada à primeira versão, nota-se que nasceu em outra era ou os engenheiros foram substituídos por outros mais arrojados. Mas a versão GT tem muito mais do que um rostinho bonito.
Com ela, a Kawasaki entra definitivamente no seleto grupo das motocicletas tecnologicamente mais avançadas, passando a concorrer com motos da estirpe de BMW R 1200 GS Premium e S 1000XR ou Triumph Tiger 1200 XR. Por ser a última a chegar e ter a referência da concorrência, os engenheiros puderam deixá-la no rol das mais equipadas do segmento, com itens tecnológicos superavançados.
Tecnologia e dinâmica
Eu quis testar imediatamente a primeira tecnologia que me chamou a atenção o Rideology, um aplicativo de celular desenvolvido pela marca com o qual é possível entrar nas configurações de informações do painel da motocicleta e de seus ajustes, entre outros tantos que ficam gravados para posterior conferência, com trajetos, velocidades, etc. Com ele também é possível visualizar chamadas e mensagens no celular no lindo e completo painel colorido em TFT, tudo via Bluetooth.
Um poderoso hardware inercial (IMU) permite controlar parâmetros do motor, reações e movimentos do chassi (em seis eixos), suspensões e rodas, para informar a ECU (Central Eletrônica) da moto e comandar os diversos dispositivos de segurança, como KCMF (Kawasaki Cornering Management Function), que é responsável por controlar e modular a potência dos freios e a potência do motor, interagindo com o sistema eletrônico de suspensão (KECS, Kawasaki Eletronic Control Suspension) e o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) ou ABS, para corrigir trajetórias ou diminuir riscos em situações de pouca aderência ou pânico com a moto inclinada.
Em cada um dos quatro modos de pilotagem da Versys os pré-sets de motor combinam com as suspensões e demais controles, autoajustando-se de acordo com eles. O modo Rider permite customizar e desligar alguns dos controles. É interessante sentir a moto “segurar” a roda traseira aumentando o freio motor ou dosando o freio traseiro automaticamente, fazendo com que a moto feche uma trajetória muito aberta, o que, por um lado é ótimo para a segurança, mas, por outro, também é bom poder sentir-se 100% no controle.
Quatro em linha de responsa
O motor de quatro cilindros em linha ficou mais suave e lisinho na tocada, embora seus números absolutos de potência e torque não tenham mudado. Agora um comando eletrônico de válvulas ajuda na suavidade das respostas ao acionar o acelerador eletrônico.
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